"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito"
(Martin Luther King)
Estava para fazer Bacalhau à Gomes Sá da forma tradicional, mas achei que deveria dar um toque diferente e no final fiquei contente que o tenha feito pois o resultado foi fantástico.
Um prato simples mas delicioso.
Espero que gostem :0)
Para 6 pessoas:
Ingredientes:
7 batatas tamanho médio
2 postas de bacalhau demolhado
2 cebolas grandes
2 cenouras
1/2 alho francês
4 ovos
2 dentes de alho
1 litro de leite
2 folhas de louro
azeite q.b.
pimenta preta
salsa fresca
azeitonas
sal q.b.
Descascas as batatas, cortar às rodelas e cozer em lume médio. Temperar com um pouco de sal.
Os ovos podem-se cozer juntamente com as batatas.
Num tacho em lume brando colocar o leite. Juntar o bacalhau e deixar cozer.
Numa frigideira grande, colocar azeite, cebolas cortadas às rodelas, alho picado, folhas de louro e deixar refogar. Juntar as cenouras (raladas) e o alho francês cortado às rodelas finas. Deixar refogar em lume médio até todos os ingredientes estarem cozidos.
Quando o bacalhau estiver cozido, retirar do tacho. Retirar a pele e as espinhas e desfiar o bacalhau em pedaços pequenos.
Quando todos os preparados anteriores estiverem prontos colocar uma camado do preparado de legumes que se fez na frigideira numa travessa grande ou em várias travessas pequenas, dependendo do gosto pessoal. Posteriormente uma camada de batatas e uma camada de bacalhau. Voltar a colocar outra camada de legumes. Finalizar com os ovos cortados às rodelas, azeitonas, salsa e pimenta preta.
Levar ao forno cerca de 15 minutos a 180ºC e está pronto a servir...
Bom apetite !!!!!!!
Ania
No comments:
Post a Comment